Buscar:

História do Projeto

A ideia do ‘Global Project on the History of Thalidomide’ nasceu no interior do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, Doença e Assistência em Saúde no Brasil (NESPDAS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Desde 2012, quando o tema do desastre da talidomida passou a ser debatido por professores, alunos de mestrado e doutorado que transitaram pelo NESPDAS, duas ‘questões-problema’ sempre se destacaram:

  • O Brasil foi bastante impactado pelo fenômeno da iatrogenia medicamentosa. Entretanto, no país, a literatura acadêmica produzida pelas ciências humanas e ciências sociais aplicadas é escassa e o tema segue praticamente esquecido.
  • O desastre da talidomida foi um evento global, atingiu inúmeros países em todos os cinco continentes. Contudo, há carência de estudos em história comparativa e história transnacional sobre o acontecimento em seus diversos desdobramentos.


Portanto, para o NESPDAS é importante estimular estudantes de pós-graduação na construção do conhecimento sobre o desastre da talidomida. Trabalhos publicados em anais de congressos, artigo na base Scielo.br e duas teses de doutorado já compõem a produção científica dos integrantes do Núcleo.

A pesquisa sobre o tema da talidomida, realizada em bases acadêmicas dispersas, sempre interpôs algumas dificuldades, sobretudo as relacionadas ao tempo gasto na investigação. Daí nasceu a ideia de agrupar a literatura sobre o desastre da talidomida em um único site, em permanente construção.

O projeto do site ganhou seus contornos iniciais a partir de concessão de bolsa de iniciação científica pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná para aluno de graduação em Bacharelado em História da UEPG, no ano de 2018.