Buscar:

Farmácia e farmacologiaHistória & Sociologia

Estudos relacionados ao tema:

FINE, Ralph Adam. The great drug deception; the shocking story of MER 29 and the folks who gave you thalidomide. New York: Stein and Day, 1972.

Livro do juiz Adam Ralph Fine sobre a empresa farmacêutica americana Richarsdon-Merrell. A companhia lançou o triparanol (MER 29) nos Estados Unidos, droga para o controle do colesterol. O medicamente teve circulação proibida em virtude de seus efeitos colaterais, entre eles a catarata. A mesma empresa licenciou a talidomida (MER 32) para produção e venda nos Estados Unidos, mas foi proibida de distribuí-la devido à falta de testes.

FOLB, Peter I. The thalidomide disaster and its impact on modern medicine. Cape Town: Univ. of Cape Town, 1977.

Trata-se de um pequeno livro/brochura que transcreve aula do Professor Peter Ian Folb, lecionada na Universidade da Cidade do Cabo, em 8 de setembro de 1977. Na ocasião, ele discorreu sobre a história do desastre da talidomida e seu impacto na medicina moderna. O livro é a 48ª edição da série “Inaugural Lecture”, editada pela Universidade da Cidade do Cabo.

GARCÍA, Víctor Manuel. Los medicamentos genéricos en Colombia: industria, políticas de salud y farmaceutización durante la década de 1960. Historia Crítica n.65 (2017): 115-137 .

Artigo discorre sobre o florescimento de uma indústria de medicamentos genéricos na Colômbia. A menção ao fármaco feita pelo pesquisador é sucinta: pela nota de pé de página n.29 é possível saber que a mídia impressa colombiana noticiou, em outubro de 1962, a apreensão de pelo menos duas drogas com base na talidomida no país.

GEMBALLA, Gero. Der dreifache Skandal: 30 Jahre nach Contergan: eine Dokumentation. Hamburg : Luchterhand Literaturverlag, 1993. 

Livro do jornalista Gero Gemballa sobre o escândalo da talidomida na Alemanha. Faz um balanço dos 30 anos do desastre e discute a ação judicial no país.

GLEISS, Jörn. Zur Analyse teratogener Faktoren mit besonderer Berücksichtigung der Thalidomid-Embryopathie. Köln: Westdeutscher Verlag, 1964. 

Estudo de base estatística com mães que ingeriram talidomida e tiveram filhos com má formação nas extremidades do corpo.

GROßBÖLTING, Thomas; LENHARD-SCHRAMM, Niklas (Hg.). Contergan – Hintergründe und Folgen eines Arzneimittel-Skandals. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 2017.

Livro traz diversos capítulos que discutem o caso Contergan, o maior escândalo farmacêutico da história recente da Alemanha. A coletâne traça o contexto social e cultural do escândalo em diferentes perspectivas. Estas perpassam debates sobre o desastre a partir da esfera farmacêutica, da ciência médica, da sociedade de consumo, dos órgãos de controle estatal e do mundo do direito.

 

 

HAWTHORNE, Fran. Inside the FDA: the business and politics behind the drugs we take and the food we eat.  Hoboken, N.J. : J. Wiley, 2005. 

Livro da jornalista Fran Hawthorne sobre questões políticas/decisórias no interior do órgão FDA - Food and Drug Administration. A agência federal norte-americana é a responsável pela fiscalização e licenciamento de remédios e alimentos nos Estados Unidos. O capítulo 6 traz um estudo de caso que discorre sobre o retorno da talidomida para tratamentos de hanseníase e hiv-aids.

HORTON, Richard. Second opinion: doctors, diseases, and decisions in modern medicine. London : Granta Books, 2003. 

Livro escrito pelo editor da revista científica britânica The Lancet, Richard Horton. Discute os rumos, muitas vezes controversos, das tomadas de decisões da medicina moderna. O autor faz críticas à indústria farmacêutica e traz como exemplo questões relacionadas ao desastre da talidomida.

JACOB, Madeleine. Le procès de Liège, par Madeleine Jacob, suivi de: Le contrôle des médicaments, par Le Breton; Le problème des enfants anormaux, par Heller et un témoignage, par Claude Baignères. Paris: Editions Les Yeux Ouverts, 1962.

Livro da jornalista Madeleine Jacob sobre o processo legal contra membros da família Vandeput e seu médico, julgados pelo assassinato de Corinne Vandeput, em Liège, na Bélgica, em 29 de maio de 1962. A bebê nasceu com malformações congênitas pela talidomida. O livro também traz os textos “Le contrôle des médicaments”, de Le Breton; “Le problème des enfants anormaux”, de Heller, e um depoimento de Claude Baignères.

JANICKI, Jérôme. Le drame de la thalidomide: un médicament sans frontières, 1956-2009.  Paris : Harmattan, 2009.

Livro do historiador frances Jérôme Janicki sobre a história da talidomida. Aborda o sucesso da droga no final dos anos 1950, os escândalos relacionados ao medicamento nos primeiros anos da década de 1960 e as recentes valorizações do fármaco para o tratameto de feridas em pacientes com hiv-aids. Destaca que na França a autorização para comercialização da talidomida nunca foi concedida.